Vídeo: Boeing realiza primeiro voo do E-7 Wedgetail para a Royal Air Force

E-7 Wedgetail. Foto e vídeo: X @BoeingUKE-7 Wedgetail. Foto e vídeo: X @BoeingUK

Reino Unido, 20 de setembro de 2024 — A Boeing concluiu com sucesso o primeiro voo do E-7 Wedgetail, destinado à Royal Air Force (RAF) do Reino Unido.

+ Clique aqui para ver o vídeo

A equipe de teste de voo da Boeing realizou verificações funcionais durante o voo, que decolou do aeroporto de Birmingham, marcando um importante marco na fase de teste e avaliação do programa.

Atualmente, a aeronave, ainda sem pintura, é uma das três unidades do modelo 737 NG em solo britânico, que estão sendo modificadas por uma equipe altamente qualificada composta por mais de 100 profissionais da STS Aviation Services em Birmingham.

O E-7 Wedgetail, que já se provou eficaz em combate, é capaz de detectar e identificar alvos inimigos a longas distâncias, além de rastrear simultaneamente diversas ameaças aéreas e marítimas, oferecendo cobertura de 360 graus por meio do sensor Multi-role Electronically Scanned Array (MESA). Isso proporciona aos combatentes uma consciência crítica de múltiplos domínios, além de vantagens em decisões de comando e controle.

E-7 Wedgetail. Foto e vídeo: X @BoeingUK

A futura frota de E-7 do Reino Unido será baseada na RAF Lossiemouth, na Escócia, onde fornecedores e empreiteiros locais da Boeing estão quase finalizando as instalações de infraestrutura necessárias para suportar a introdução do E-7 em serviço.

Além disso, a RAF participa de um acordo trilateral com a Real Força Aérea Australiana (RAAF) e a Força Aérea dos EUA (USAF) para promover a interoperabilidade do Wedgetail, assim como o desenvolvimento de capacidades, avaliação e teste, sustentação, operações, treinamento e segurança.

Atualmente, a RAAF, a Força Aérea da República da Coreia e a Força Aérea Turca operam o E-7. A Boeing também está construindo dois protótipos de E-7 para a USAF, e em 2023, a OTAN anunciou a seleção do E-7 para sua missão de alerta e controle aéreo (AEW&C). A crescente frota global de E-7 oferece vantagens em interoperabilidade de sistemas de missão, prontidão e custos ao longo do ciclo de vida, além de um caminho técnico comum para enfrentar as ameaças globais crescentes.

No final deste outono, após uma série de testes de voo e avaliações adicionais, a aeronave será enviada para uma instalação de pintura, onde receberá a pintura da RAF.

Fonte: Boeing Foto e vídeo: X @BoeingUK. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Back to top